O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) deixou claro, em letras maiúsculas, nas suas redes sociais, que seu partido não fará parte da base do governo Lula (PT). Em postagem nesta terça-feira, 29, o parlamentar acreano frisou que a sigla é independente.
“Caminharemos votando o que for bom para o Brasil e os brasileiros, sempre defendendo o que acreditamos, como registrado no nosso Manifesto Político”, escreveu o presidente estadual do Republicanos.
Duarte disse ainda que algumas pessoas têm dado ouvido a “fake news” e levado “conversa distorcida” para dentro do partido. “Esses não sabem o verdadeiro significado do conservadorismo, que tem como principais virtudes o equilíbrio, o respeito e a prudência”.
Buscando ampliar sua base no Congresso, o presidente Lula tem buscado diálogo com partidos mais à direita, como o Republicanos e o Progressistas. Chegou-se a noticiar na imprensa nacional que o partido do deputado Roberto Duarte estaria na iminência de assumir um ministério no governo, possibilidade que tem dividido opiniões dentro do partido.
Duarte segue a linha do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que rechaça a ida do Republicanos para a base de Lula, e do ex-vice-presidente Hamilton Mourão, que chamou a possibilidade de aliança de “golpe duro”.