Um levantamento do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), com base em dados do Núcleo de Gestão Estratégica (Nuege/TJ-AC), revelou que o estado tem 9,3 mil processos criminais pendentes de casos de violência contra mulheres.
Desse total, segundo o TJ, 57 casos são feminicídios. A cidade de Rio Branco aparece com o maior número, com 6,7 mil processos, seguida por Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, com 1,1 mil. A capital acreana tem 19 processos de casos de feminicídio, enquanto a segunda maior cidade do estado tem 11.
Diante dos dados, a vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereadora Lene Petecão (PSD), apresentou na manhã desta terça-feira, 8, um encaminhando à Prefeitura de Rio Branco orientando a criação de um Disk Denúncia via WhatsApp para atender as vítimas de violência.
“O WhatsApp é uma ferramenta rápida, que pode ajudar a prevenir e combater crimes contra mulheres. Pedimos que a Prefeitura de Rio Branco aproveite o ensejo da campanha ‘Agosto Lilás’ e implemente esta proposta”, frisou a parlamentar.