Quando a espaçonave OSIRIS-REx passar pela Terra no próximo domingo, 24, é esperado que ela entregue um raro presente cósmico: uma amostra intocada coletada do asteroide próximo Bennu.
Se tudo correr conforme o planejado, a espaçonave lançará uma cápsula contendo cerca de 250 gramas de rochas e solo de asteroides do espaço em direção a uma zona de pouso no deserto de Utah, nos Estados Unidos.
A Nasa fornecerá uma transmissão ao vivo da entrega da amostra a partir das 10h (pelo horário local) e 11h (pelo horário de Brasília) no domingo. Espera-se que a cápsula entre na atmosfera da Terra às 10h42 pelo horário americano, viajando a cerca de 44.498 quilômetros por hora. Ela pousará em Utah cerca de 13 minutos depois.
Depois de lançar a cápsula, a OSIRIS-REx continuará a sua viagem pelo sistema solar para capturar uma visão detalhada de um asteroide diferente chamado Apophis.
O estudo da amostra pode ajudar os cientistas a compreender detalhes importantes sobre as origens do nosso sistema solar, porque os asteroides são os “restos” daqueles primeiros dias, há 4,5 bilhões de anos. Mas a amostra também pode fornecer informações sobre Bennu, que tem probabilidade de colidir com a Terra no futuro.
O retorno da primeira amostra de asteroide da Nasa coletada no espaço para a Terra levou anos para ser feito.
CNN Brasil