Com as últimas polêmicas envolvendo a suposta traição de MC Cabelinho, que estava em um relacionamento sério com a atriz Bella Campos, uma “revolta” generalizada surgiu na internet: “Como pode o Cabelinho trair uma mulher linda como a Bella?”.
Apesar de parecer inocente e até uma espécie de “elogio” à vítima, questionamentos como esse reforçam crenças de que, quando partem de homens, as traição sempre têm alguma justificativa por trás. Contudo, de acordo com a psicóloga Alessandra Araújo, a infidelidade é mais sobre quem trai e a importância que essa pessoa dá à parceria.
“Se beleza fosse um motivo para não trair, não teríamos casos famosos de traição como os de Beyoncé, Shakira… Trair está mais atrelado ao lugar que o outro ocupa na vida dessa pessoa. Se eu tenho respeito por ela e a quero bem, não vou fazer isso, independentemente de aparências”, explica.
Além da perspectiva que o infiel tem da parceria, leva-se em conta a perspectiva que ele tem dele mesmo.
Na maioria das vezes, traições são frutos das ações de pessoas mal resolvidas e com grandes necessidades de se autoafirmar — para si mesmas ou para o outro.
“São pessoas que, muitas vezes, mostram para o mundo e para si mesmas que são ‘capazes’, que as mulheres ou homens não resistem a elas”, elucida a terapeuta.
Metrópoles