O governo federal reconheceu, nesta quinta-feira (7), o estado de calamidade pública dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelos efeitos da passagem do ciclone extratropical. A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e já está em vigor.
As enchentes já mataram 39 pessoas, expulsaram mais de 6,3 mil de casa, causando estragos em 80 cidades. No total, o governo estima que haja mais de 62 mil atingidos de alguma forma.
Com o reconhecimento federal, 79 municípios estão aptos a solicitar recursos para assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre.
Na quarta-feira (6), uma comitiva do governo federal esteve no RS, reunida com o governador Eduardo Leite. Eles sobrevoaram as regiões mais afetadas pelos estragos causados pelas fortes chuvas e visitaram um abrigo.
“O presidente Lula nos garantiu que não faltarão recursos para nenhum município que esteja passando ou tenha passado por qualquer desastre e isso eu reafirmo aqui, sem ter a menor dúvida”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Por g1 RS