A Igreja Batista Renovada emitiu uma nota de esclarecimento, na noite desta segunda-feira, 11, sobre a utilização do espaço cultural da Filmoteca Acreana para a realização de culto evangélico, após artistas e produtores culturais do Acre lançarem um manifesto criticando a ação, que aconteceu na última quinta-feira, 8.
Segundo a nota de esclarecimento, a Igreja Renovada não organizou o evento, e na verdade, foi convidada a participar de um projeto de 24 horas de culto evangélico, nos dias 7 e 8 de setembro no auditório da Biblioteca Pública. A nota consta que a igreja teve apenas uma hora de atividade.
Na íntegra
O espaço é um patrimônio público gerido pela Fundação Elias Mansour (FEM). No manifesto divulgado pelos artistas, é citada a falta de atividades e de espaços destinados às atividades culturais no estado do Acre:
”Boa parte destes espaços estão fechados, esperando por reformas ou até mesmo sem estrutura para funcionar. Os espaços são poucos, se comparados ao número de templos religiosos em funcionamento. Neste contexto, não encontramos razão que justifique a utilização desses espaços e equipamentos culturais para uso religioso”, diz o manifesto.
A partir das 14h desta terça-feira, 12, o movimento cultural organizado dará uma coletiva de imprensa na produtora Saci filmes, sobre o gerenciamento da Fundação Elias Mansour (FEM) sob esses espaços e a utilização deles para cultos evangélicos, que desfavorece as atividades artistas.
A Fundação Elias Mansour ainda não se manifestou sobre o caso.