Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após decretar Estado de Calamidade, Mâncio Lima é afetada por mais uma tempestade

Mâncio Lima é afetada por mais uma tempestade

O município de Mâncio Lima, situado no Vale do Juruá, interior do Acre, tem enfrentado a fúria dos fênomenos naturais, no mês de setembro. Após ter passado por vendavais que destruíram mais de 60 casas, no último dia 4 de setembro, a cidade enfrentou mais uma tempestado na tarde desta quarta-feira, 13.

Com rajadas de ventos de alta potência, a zona urbana de Mâncio Lima teve casas e órgãos públicos destelhados e destruídos, fiações danificadas, árvores arrancadas, entre inúmeras outras ocorrências.

Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito Isaac Lima, convocou uma situação de emergência juntos ao secretariado para avaliar a situação. A gestão tomará medidas urgentes para esse primeiro momento, até esta sexta-feira, 15, será feito o levantamento das famílias atingidas e os prejuízos causados. Os bairros mais atingidos foram Anselmo Maia, São Vidal, São Francisco parte do Centro.

No Complexo Esportivo Totão, a cobertura do palco foi retorcida e mais de 50 toneladas de aço caiu sob o camarim um prejuízo de mais de 300 mil. Ao redor do complexo dezenas de casas foram destelhadas. O bairro São Vidal foi um dos mais atingidos. Mais de 80 famílias já procuraram a defesa civil para relatar os estragos feitos pela ventania.

“Estamos correndo atrás de recurso para reconstruir as casas, órgãos públicos e todos os prejuízos gerados pelos desastres”, destacou o prefeito, que já recebeu uma sinalização positiva do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos). “O deputado está articulando mais parlamentares federais para que possamos ter recursos federais liberados o mais rápido possível e assim possamos amenizar a situação das famílias afetadas”, destacou Isaac.

Situação de Emergência

No início da semana, dia 11 de setembro, a Prefeitura de Mâncio Lima havia expedido o decreto de Situação de Emergência e Estado de Calamidade nas áreas rurais do município que haviam sido afetadas por um vendaval no dia 4 de setembro.

Com o registro de uma nova tempestado e o aumento de famílias afetadas, a gestão está editando o decreto anterior para acrescentar as demais áreas afetadas, desta vez, na zona urbana da cidade.

Leia também:

Mâncio Lima decreta Situação de Emergência e Estado de Calamidade após vendavais

Sair da versão mobile