Na capital acreana, o nível do Rio Acre registrou 1,44 metro no domingo, sendo a menor marca deste ano. Nesta segunda-feira, 25, o manancial subiu dois centímetros, alcançando 1,46 metro. A oscilação do volume de água é preocupante. Tanto, que a Defesa Civil de Rio Branco orientou a gestão municipal a decretar situação de emergência.
De acordo com o coordenador do órgão de proteção no município, tenente-coronel Cláudio Falcão, a medida se faz necessário em decorrência da seca severa do rio.
“Iremos publicar a decretação esta semana. Primeiro, tem que passar na PGM e pelo jurídico da prefeitura, o que deve ser feito entre amanhã e quarta-feira. O prefeito Tião Bocalom deve assinar na quinta-feira, 28. E, logo em seguida, entro com o pedido de reconhecimento federal”.
De acordo com o gestor, o decreto não leva em consideração apenas a situação do nível do rio, mas também o fato de pessoas começarem a consumir água imprópria, gerando problemas de saúde, além da perda de produção, da bacia leiteira, da piscicultura e na produção em geral”, frisou Falcão.