Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Auxílio Recomeço’: comerciantes da Capital atingidos pela enchente devem fazer cadastro até 13 de outubro para ganhar o benefício

O prefeito Tião Bocalom lançou, na quarta-feira, 27, o portal de cadastramento do Auxílio Recomeço do Empreendedor para que os comerciantes afetados pela enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés, em março deste ano, façam a inscrição e possam ganhar o benefício. O cadastro pode ser feito até 13 de outubro, por meio do endereço eletrônico: www.riobranco.ac.gov.br/.

Para quem tiver CNPJ, o auxílio pode chegar até R$ 4 mil. Os comerciantes que não forem pessoa jurídica, podem ser beneficiados com até R$ 2 mil.

A ação assistencial foi elaborada com ajuda das equipes da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), responsáveis pelo levantamento de pequenos empresários prejudicados pelo alagamento.

O prefeito Tião Bocalom falou sobre a iniciativa. “A quantidade de pessoas, empresários e empreendedores que passaram uma vida para conseguir e, de repente, viram tudo sendo levado pela água. É claro que o que vamos ressarcir não será todo prejuízo, mas é uma forma de a prefeitura dizer que estamos aqui e queremos ajudar”, disse o chefe do Executivo municipal.

Wilson Leite, secretário Municipal de Finanças (Sefin), comentou que o comerciante precisa inserir no cadastro a documentação que comprove o dano causado pela enchente para ter acesso ao recurso financeiro.

Em 2023, cerca de 75 mil pessoas foram atingidas pela enchente do Rio Acre e mais de 15,4 mil tiveram que deixar suas casas. Ao todo, 42 bairros da zona urbana de Rio Branco atingidos pela cheia do manancial, além de 27 comunidades rurais.

 

Sair da versão mobile