O prefeito Tião Bocalom lançou, na quarta-feira, 27, o portal de cadastramento do Auxílio Recomeço do Empreendedor para que os comerciantes afetados pela enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés, em março deste ano, façam a inscrição e possam ganhar o benefício. O cadastro pode ser feito até 13 de outubro, por meio do endereço eletrônico: www.riobranco.ac.gov.br/.
Para quem tiver CNPJ, o auxílio pode chegar até R$ 4 mil. Os comerciantes que não forem pessoa jurídica, podem ser beneficiados com até R$ 2 mil.
A ação assistencial foi elaborada com ajuda das equipes da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), responsáveis pelo levantamento de pequenos empresários prejudicados pelo alagamento.
O prefeito Tião Bocalom falou sobre a iniciativa. “A quantidade de pessoas, empresários e empreendedores que passaram uma vida para conseguir e, de repente, viram tudo sendo levado pela água. É claro que o que vamos ressarcir não será todo prejuízo, mas é uma forma de a prefeitura dizer que estamos aqui e queremos ajudar”, disse o chefe do Executivo municipal.
Wilson Leite, secretário Municipal de Finanças (Sefin), comentou que o comerciante precisa inserir no cadastro a documentação que comprove o dano causado pela enchente para ter acesso ao recurso financeiro.
Em 2023, cerca de 75 mil pessoas foram atingidas pela enchente do Rio Acre e mais de 15,4 mil tiveram que deixar suas casas. Ao todo, 42 bairros da zona urbana de Rio Branco atingidos pela cheia do manancial, além de 27 comunidades rurais.