De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o Rio Acre registrou 1,64 metro na Capital, na manhã desta segunda-feira. No ano passado, no mesmo período, foi notificada a pior cota de água do manancial (1,29 metro), desde o início do monitoramento da bacia em Rio Branco, em 1971. Apesar de chover em algumas áreas da cidade, a situação ainda é complicada.
“Apesar da pequena recuperação em relação ao nível do rio, nada muda em relação à seca, que deve continuar. Temos previsão de chuva para esta quarta-feira, 13, mas não resolve quase nada. O manancial já começou a ter decréscimo novamente, infelizmente”, frisou o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ele também destacou que a seca deve permanecer até novembro. “Essa situação, pelo que temos observado, só vai se regularizar em dezembro, que é uma previsão nossa de quando realmente vai melhorar a questão climática. O trabalho de fiscalização e prevenção não para, principalmente no mês de setembro, com o calor extremo que está fazendo em toda região”, concluiu Falcão.