A produção audiovisual Comida Ancestral, que busca retratar a alimentação dos povos originários, estreia na plataforma de streaming pública Spcine Play nesta sexta-feira, 29 de setembro, e pode ser assistida gratuitamente.
Os povos originários das etnias Huni Kuin, Kaxinawa, Yawanawa Nukini, Shanenawa e Katukina, do Acre, participaram da produção da cineasta carioca Nicole Allgranti, , que morou 10 anos no Acre.
Nicole voltou às terras para estrear o filme em março deste ano. Em entrevista, contou que o documentário foi realizado com 17 etnias de todo o Brasil e seis do Acre: “Buscamos valorizar muito as etnias do Estado do Acre nessa produção.”
Em março, a cineasta também promoveu oficinas audiovisuais para os indígenas aldeados e também da cidade do Acre, que, segundo ela, é o seu público prioritário.
O longa-metragem retrata as receitas tradicionais dos povos indígenas, com a utilização do cultivo, da pesca e da caça. Além disso, o filme faz reflexão sobre o que está sendo levado para as aldeias por meio da invasão de terras, que resulta na compra de alimentos nos mercados locais e na utilização excessiva do açúcar e do sal refinado no dia a dia dessas cozinhas indígenas.
A Spcine Play é uma plataforma de streaming pública que foi criada em 2016 e oferece uma programação selecionada e gratuita que podem ser acessada de qualquer lugar do Brasil através do site.