9 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ex-alunos do Programa Aprendiz Cooperativo compartilham experiências de sucesso profissional aliado ao cooperativismo

Os ex-alunos foram contratados pela cooperativa onde iniciaram no Programa.

Assessoria por Assessoria
27/09/2023 - 16:49
Fotos: Alice Hainã e Luã Braga

Fotos: Alice Hainã e Luã Braga

Manda no zap!CompartilharTuitar

Com o objetivo de incentivar alunos do Programa Aprendiz Cooperativo, curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop/AC), dois egressos do Programa estiveram nesta terça-feira (26), na sede do Sistema OCB para participar de uma roda de conversa com os atuais alunos sobre suas trajetórias de sucesso no cooperativismo. Os ex-alunos foram contratados pela cooperativa onde iniciaram no Programa.

A professora do Aprendiz Cooperativo, Jucirlane Catar, explica que o propósito é incentivar e despertar o interesse dos alunos para a janela de oportunidades que o Programa oferece.

“Às vezes eles ficam se questionando como será depois que terminar o curso, se conseguirão oportunidade no mercado de trabalho, trazer ex-alunos que tiveram sucesso é uma forma de incentivar e demonstrar que todo esforço e dedicação valem e apena e, sobretudo, que quem se destaca como aluno tem mais chances de conseguir um trabalho. A ideia é de um bate papo, uma roda de conversa, algo bem informal, para que eles se sintam à vontade para tirarem todas as dúvidas e possam compartilhar experiências, foi muito proveitoso o encontro”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Cases de sucesso

Júlio Araújo, estudante de Administração, foi aprendiz de 2019 a 2021, atualmente trabalha como Agente de Atendimento na cooperativa de crédito Sicoob Uni Acre, ele enfatiza que o programa mudou a sua vida e exaltou a importância do cooperativismo como instrumento de mudança na sociedade.

“O Aprendiz Cooperativo foi fundamental na minha vida, entrei no programa aos 15 anos, recebi muita ajuda pessoal e profissional, conselhos, aprendizado diário. Fiz dois anos permitidos pelo programa, depois mais um ano de estágio, até ser efetivado na cooperativa que trabalho até hoje, o Sicoob Uni Acre, também sou Pessoa de Apoio Estratégico (PAE), estou exercendo o cooperativismo na linha de frente da cooperativa, participo das ações sociais, que é algo extraordinário e que muda a vida das pessoas, inclusive esse é um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade. Posso afirmar que o cooperativismo mudou a minha vida!”, disse.

Wisliane Aparecida Lima da Silva está no último período do curso de Ciências Contábeis, ela fez parte da turma do Aprendiz Cooperativo de 2017 a 2018, hoje exerce a função de Supervisora de Crédito, Cadastro e Cobrança no Sicoob Uni Acre, local onde iniciou como Aprendiz.

“O programa foi uma experiência maravilhosa que me impulsionou a conseguir um trabalho, estou no Sicoob Uni Acre até hoje, sou Supervisora de Crédito, Cadastro e Cobrança, responsável pelo setor onde iniciei como Aprendiz. Viemos mostrar para os atuais aprendizes que eles podem confiar no Programa e que todo esforço e dedicação valem a pena, foi um bate-papo com dicas, conselhos e troca de experiências”, afirmou.

Ex-alunos do Programa Aprendiz Cooperativo compartilham experiências de sucesso profissional aliado ao cooperativismo
Foto: Alice Hainã e Luã Braga

Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo, executado desde 2015 pelo Serviço de Aprendizagem Nacional ao Cooperativismo (Sescoop/Acre) atua no incentivo a formação e qualificação de mão de obra para atuar no mercado de trabalho, e visa a qualificação de jovens de 14 a 24 anos com aulas sobre Cidadania e Trabalho, Linguagem e Comunicação, Empreendedorismo, Informática, Cooperativismo, Matemática Comercial Financeira, Formação Humana e Científica, Introdução à Administração, Auxiliar Administrativo, Apresentação para o Mercado de Trabalho e com aulas práticas nas cooperativas três vezes por semana, em consonância ao que rege o quinto princípio do Cooperativismo, que se refere a “Educação, Formação e Informação”.

Inclusão social e desenvolvimento de competências

Trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e entram em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Quem pode ser aprendiz?

✔️Adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos, contratado e encaminhado por cooperativas registradas no Sistema OCB/Sescoop Acre;

✔️Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT);

✔️Estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio;

✔️Frequentar a escola em horário não coincidente com o oferecido pelo programa;

✔️Submeter-se aos critérios de seleção definidos pelas cooperativas contratantes.

Texto: Amanda Oliveira e Andréia Oliveira

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Estudantes do ensino médio terão bolsa para permanecer na escola

Próxima Notícia

Empreendedores acreanos participam de maior feira de turismo da América Latina

Mais Notícias

Campanha de doação de sangue na Ufac começa segunda e segue até quarta em Rio Branco
3º destaque

Campanha de doação de sangue na Ufac começa segunda e segue até quarta em Rio Branco

08/02/2026
A proposta da Roda é a horizontalidade (Foto: Neilson Abdallah)
5º destaque

Comitê de Cultura Acre leva debate estratégico sobre autogestão cultural na Amazônia para Manoel Urbano

08/02/2026
CadÚnico 2026: É preciso atualizar todo ano para não perder o Bolsa Família?
(Imagem/Geração: FDR)
Geral

CadÚnico 2026: É preciso atualizar todo ano para não perder o Bolsa Família?

08/02/2026
Foto: Arquivo Pessoal
6º destaque

Livro “Capivara Surda” será lançado no Acre com proposta de valorizar cultura e literatura em Libras

08/02/2026
"Foi meu primeiro amor": Patrícia Dossa relembra juventude e lamenta morte de Júnior Telles
Geral

“Foi meu primeiro amor”: Patrícia Dossa relembra juventude e lamenta morte de Júnior Telles

08/02/2026
O Acre ficou nas ultimas opções do ranking. Foto: arquivo/Secom
Destaques Cotidiano

Acre fica em 22º no ranking nacional de eficiência da máquina pública e 4º na Região Norte

08/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Diversos segmentos e empreendedores do turismo de base comunitária do Acre participam da 50ª edição da Abav Expo. Foto: Neto Lucena/Secom

Empreendedores acreanos participam de maior feira de turismo da América Latina

Debut da Bárbara 

Debut da Bárbara 

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre