Começa nesta segunda-feira, 11, em Rio Branco, o Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro (Ficate). Com o lema “A América se encontra aqui”, o evento conta com a participação de artistas do México, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Brasil.
Com peças gratuitas no Sesc Centro e Usina de Arte, os espetáculos do Ficate estão em cartaz até domingo, 17.
Um cortejo híbrido, promovido pela Cia Visse e Versa de Ação Cênica, do Acre, abre a programação do festival. O espetáculo de rua tem início às 18h, na Praça da Revolução. Confira abaixo mais detalhes.
Logo depois, às 19h30, no Sesc Centro, a Fundação Calibrarte, de Santiago, no Chile, traz a peça “Lorca” (sinopse abaixo).
O evento segue na terça, 12, na Usina de Arte, com a peça de teatro solo “Personas”, encenado pela artista acreana Sandra Buh, do grupo O Barulho do Acre.
O presidente da Cia Cata-Ventos de Cultura, Romario Feitosa, destacou a importância do evento para a cultura e o turismo acreanos. “Somos a rota internacional do teatro latino, e o Ficate desempenha um papel fundamental na promoção da nossa cultura e na criação de oportunidades econômicas. É um momento de celebração e de fortalecimento dos laços regionais e internacionais”.
Yuri Montezuma, presidente da Cia Tanto de La Quanto de Ca, acrescentou que o festival representa uma janela de oportunidade rara para os grupos de teatro do Acre. “O evento transcende as fronteiras do estado, conectando-nos às raízes culturais da América Latina, enriquecendo nossa expressão artística e promovendo a diversidade cultural”.