Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituições do Estado irão traçar ações estratégicas de enfrentamento ao período de seca

Reunião visa apoiar as ações que fomentem as discussões mediante as análises climáticas sobre o período de estiagem. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

O encontro, que será realizado nesta quarta-feira, 13, às 9h, na Sala do Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), faz parte da atuação conjunta entre os órgãos de Comando e Controle, por meio da Força-Tarefa pela Proteção Ambiental.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância do evento, a fim de reforçar as ações que já estão sendo realizadas e as estratégias que deverão ser executadas no enfrentamento das queimadas e desmatamento.

“Como resultado da força-tarefa e das nossas reuniões semanais da Sala de Situação já podemos ver bons resultados no que diz respeito aos números de focos de queimadas e alertas de desmatamento. Sabemos que o desafio ainda está posto, e essa reunião é de extrema importância, pois é uma oportunidade de ampliar o conhecimento técnico e dialogar sobre o cenário de seca que estamos enfrentando junto aos tomadores de decisões”, afirmou.

Durante a reunião, serão apresentados dados do Boletim Climático da Amazônia para o trimestre de setembro a novembro de 2023. O documento foi confeccionado pelo analista em Ciência e Tecnologia e meteorologista, Dr. Luiz Alves dos Santos Neto, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Na oportunidade, o Dr. João dos Reis, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apresentará o sistema de alerta para previsão de probabilidade de incêndio sazonal para áreas protegidas da América do Sul e dados de previsão da probabilidade de fogo para setembro, outubro e novembro.

Será realizada ainda uma palestra com o Dr. Marcus Suassuna, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre Monitoramento na Bacia do Rio Acre.

Já a equipe da Semapi fará apresentação do Monitor de Secas para o fortalecimento da Rede de Observadores junto às Defesas Civis regionais e municipais.

Capacitação

Será realizada ainda a capacitação na plataforma Painel do Fogo (Censipam), ministrada pelo Dr. Henrique Bernini, que tem como objetivo apoiar os órgãos de comando e controle, fortalecendo a discussão e capacitação sobre o uso operacional da ferramenta nas ações de planejamento e tomadas de decisões.

A atividade ocorrerá nesta quarta-feira, 13, às 14h, na Sala do Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Sair da versão mobile