Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Legado de Chico Mendes é homenageado em sessão solene no Congresso Nacional

Foto: Mike Sena

O líder extrativista e ambientalista Chico Mendes foi homenageado no Congresso Nacional, nesta segunda-feira, 4. De autoria do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), a sessão solene “Dia da Amazônia – 35 anos de legado de Chico Mendes: avanços e desafios para a luta dos territórios tradicionais de uso comum na Amazônia em vista da COP-30”, rememorou a vida e a luta de Chico, acreano de Xapuri, conhecido mundialmente pela defesa da floresta amazônica.

Além disso, durante a sessão, os participantes explanaram as perspectivas atuais dos povos da floresta para a Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada em Belém, em 2025.

“Agradecenos ao deputado Airton Faleiro pela realização dessa sessão solene, que homeageia não somente o Chico, mas a Amazônia. Um momento que destaca o papel da Amazônia e a importância que o legado que Chico nos deixa frente as questões climáticas, que a gente está vivendo”, destacou a ativista ambiental e presidenta executiva do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes.

Foto: Mike Sena

A programação alusiva ao Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira, 5, também incluiua realização da audiência pública “Relações trabalhistas relacionadas à sociobioeconomia”, realizada pela Comissão de Trabalho da Câmara e pelo mandato do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).

Semana da Sociobiodiversidade

Com a participação de mais de 230 extrativistas da Amazônia, a programação ida Semana da Sociobiodiversidade está sendo promovida em Brasília (DF) desde 31 de agosto. As atividades se estendem até a próxima quarta-feira, 6, na sede da Contag.

O evento é uma grande mobilização nacional em defesa das atividades extrativistas de povos indígenas e comunidades tradicionais, e reúne coletivos das cadeias da borracha, do pirarucu e da castanha-da-amazônia.

A proposta fomenta a busca de soluções que conciliam o desenvolvimento econômico com a conservação da biodiversidade, reconhecendo a importância fundamental dos conhecimentos e modo de vida dos povos indígenas e tradicionais, além da interdependência entre a conservação dos ecossistemas, a equidade social e a responsabilidade ambiental.

Sair da versão mobile