O impasse sobre a guarda do pequeno Arthur Gael continua. Após uma audiência realizada no dia 4 deste mês, que durou cerca de 10 horas, na Vara da Infância e da Juventude do TJ-AC, com depoimentos da mãe do bebê, Gilmara Furuno, do seu marido, Leandro Roberto de Oliveira, familiares e das equipes médicas, a juíza responsável pelo processo decidiu analisar todos os detalhes do caso no prazo de 48 horas para tomar a decisão.
Porém, até esta segunda-feira, 11, nada ainda tinha sido determinado pela Justiça. Orientada a não se manifestar em relação ao fato, Gilmara se conteve ao falar sobre o assunto, mas ressaltou que ainda estão aguardando a decisão judicial. Tentamos entrar em contado com os advogados da família para saber quais medidas estão sendo tomadas, no entanto, não obtivemos nenhuma resposta.
O casal foi denunciado por abandono e maus-tratos pelo Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. A criança estava internada na unidade de saúde com baixo peso e foi levada para o Educandário Santa Margarida no último dia 17 de agosto, por determinação da Justiça.
Na época, o TJ-AC disse que a decisão foi baseada nos laudos e informações médicas apresentadas pelo hospital e o Conselho Tutelar, que apontavam situação de risco em decorrência de suposto abandono, estando em quadro de desnutrição e desidratação extremo.