Após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que mostra uma mulher, em Rio Branco, dando cerveja a um cachorro, a presidente da ONG Patinha Carente, Vanessa Facundes, disse que uma denúncia formal já foi encaminhada ao Ministério Público (MPAC), e que os envolvidos devem ser enquadrados respondendo pelo crime de maus-tratos aos animais.
A mulher que grava o vídeo, identificada como Julia Ribeiro, é a mesma que derrama a cerveja no chão para que o cão sedento pudesse consumir a bebida. Na postagem ela colocou a seguinte legenda: “até cachorro bebe”.
O caso também foi repudiado pela ONG por meio de nota. “Este ato é não apenas cruel, mas também viola gravemente as leis de proteção animal e ética que defendemos incansavelmente. Cães e outros animais merecem respeito, cuidado e um ambiente seguro para viverem suas vidas”.
A organização também enfatizou que maus-tratos aos animais não são apenas uma questão moral, mas também uma infração legal. Aqueles que infligem sofrimento desnecessário a seres indefesos devem ser responsabilizados perante a lei.
“Instamos as autoridades competentes a investigar este caso e tomar as medidas apropriadas para garantir que a justiça seja feita em nome do animal afetado. Além disso, conclamamos a sociedade a se unir contra qualquer forma de crueldade animal e a promover o respeito e a compaixão por todas as criaturas vivas”.
Pela lei, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime da prisão. Crimes contra cão ou gato, a pena é de 2 a 5 anos, proibição da guarda do animal e multa.