O compromisso da Prefeitura de Rio Branco com os espaços públicos da capital tem sido mostrado por meio do grande investimento por parte da municipalidade em não apenas realizar intervenções nesses espaços, mas de reformar os ambientes. Por isso, a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), que é responsável tanto pela limpeza, quanto pela iluminação e manutenção dos cemitérios, tem se empenhado no trabalho.
No total, Rio Branco possui quatro cemitérios, sendo eles o São João Batista, Morada da Paz, São Francisco e Jardim da Saudade. Segundo o secretário da SMCCI, Joabe Lira, uma grande reforma está sendo realizada no cemitério São João Batista que vai desde a parte administrativa até a capela. Está sendo trocada toda a cobertura, realizada a manutenção na parte estrutural, pintura e substituição da fiação elétrica, por uma mais moderna. O gestor ainda destacou que no ano passado também foi realizada a reforma do estacionamento do espaço.
“O prefeito Tião Bocalom tem determinado que façamos a manutenção dos cemitérios. Começamos no ano passado realizando as intervenções nos espaços mais antigos, alguns deles da década de 70. Ano passado iniciamos essas manutenções”, destacou o secretário.
Além do São João Batista, o secretário explicou que o próximo a receber uma grande reforma é o Jardim da Saudade, localizado no bairro Irineu Serra. De acordo com o gestor, foi uma determinação do prefeito Tião Bocalom que fosse construído pela primeira vez um muro em torno do espaço, que além de preservar o cemitério, vai evitar possíveis ações de vândalos.
“Tenho certeza que estamos trabalhando bastante. Fazendo muitas ações que há décadas não eram feitas e estamos fazendo agora em dois anos e meio de gestão”, finalizou.
O chefe do Departamento Cemiterial da SMCCI, Marcos Souza, explicou que as intervenções nos cemitérios não são realizadas apenas nas vésperas do Dia de Finados, mas que a gestão realiza, a cada 30 dias, uma grande limpeza nos espaços. O chefe do departamento ainda disse que, além da limpeza, a equipe realiza mutirões para fazer a retirada de entulhos que há anos foram ignorados pelas gestões anteriores.
“O empenho das pessoas trabalhando lá é satisfatório para recebermos os entes queridos, àqueles que visitam o cemitério, que procuram a administração. Então está sendo um local bem revitalizado, aconchegante para todo mundo que for lá se sentir e claro, ser bem atendido pelos funcionários do cemitério”, disse.