Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Restauração florestal é a única forma de amenizar os problemas ambientais locais’, alerta pesquisador após expedição na Resex Chico Mendes

Os professores e pesquisadores da Ufac Andréa Alechandre da Rocha e Alexsande de Oliveira Franco, do Parque Zoobotânico, os acadêmicos Leonardo Hadad (Engenharia Florestal), Boáz Aragão (Agronomia) e o mestrandos Daniel Amarilha e Janderson Kennedy realizaram atividades de pesquisa e extensão no interior da reserva extrativista (Resex) Chico Mendes, nos seringais Floresta e Boa Vista, em Xapuri (AC). A expedição ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro.

As atividades consistiram em desenvolver palestras educativas, capacitação sobre restauração florestal e segurança hídrica frente às mudanças climáticas globais; observar a percepção dos moradores relacionados ao estresse hídrico local; e coletar água nas colocações para analisá-la.

(Foto: Ufac/Ascom)

“Temos visto, nas últimas vezes que visitamos a Resex, que em algumas colocações há problemas relacionados ao estresse hídrico de fontes e poços que abastecem as casas dos moradores”, relatou Franco.

Ele explicou que isso ocorre pelas mudanças climáticas globais em curso e pela mudança nas formas de uso e ocupação do solo, isto é, pelo desmatamento. “A restauração florestal da Resex é a única forma de amenizar os problemas ambientais locais, inclusive este da água e outros sociais e econômicos”, ponderou Andréa

Sair da versão mobile