Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Safra da soja mais que dobra no Acre e Estado lidera ranking de crescimento da produção no país

Cultivo de soja em Senador Guiomard (FOTO: EMBRAPA/AC)

A produção de soja no Acre chegou, em 2023, a 44 mil toneladas, mais do que o dobro do registrado no ano passado (20 mil toneladas). Com isso, o estado foi o que mais apresentou crescimento da safra do grão em todo o Brasil, com 115% de incremento.

Os dados foram divulgados em um artigo escrito pelo pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda, para a Revista Oeste, e confirmados pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).

Os números locais acompanham o crescimento recorde da produção de soja no Brasil (155 milhões de toneladas) em 2023, superando em 23% a safra de 2022.

No Acre, 12 mil hectares estão destinados ao cultivo da soja, enquanto que na vizinha Rondônia essa área chega a 500 mil hectares. De acordo com o artigo, o crescimento da produção do grão ocorre em antigas áreas de pastagens e lavouras.

O tamanho da safra acreana de soja impressiona, sobretudo, quando observada a estrutura agrária e de atribuição de terras no estado. Com cerca de 85% de suas florestas preservadas, o Acre tem quase 1/3 de seu território formado por áreas protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação.

Se somada às áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa, o que inclui as porções das propriedades particulares rurais que não podem ser desmatados, a fração do território acreano dedicada à conservação chega a mais de 2/3.

Além disso, o Acre é uma das três unidades federativas que menos possuem imóveis rurais registrados nos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), com cerca de 38 mil propriedades – Sergipe, o menor estado do Brasil, tem 80 mil.

Em todo o estado, foram produzidos 190 mil toneladas de grãos em 2023. Entre os 63 países que recebem a safra acreana estão Peru, Estados Unidos e China.

Sair da versão mobile