Apesar dos primeiros dias chuvosos neste mês, a Defesa Civil de Rio Branco prevê que, em setembro, o estado do Acre receberá poucas chuvas. A projeção é de que a situação de seca do Rio Acre dure até o mês de novembro.
Os primeiros três dias de setembro modificaram o nível do rio Acre, que aumentou 21 cm, alcançando 1,68 metro. Entretanto, a previsão é que as chuvas diminuam, o rio estabilize e comece a decrescer novamente.
“As previsões são incertas, nessa época do ano, então pode acontecer chuva. Contudo, não saímos da situação de seca, continuando até pelo menos novembro. Apesar do início do mês ter sido chuvoso, as previsões apontam que setembro não terá muitas chuvas” afirma o chefe da Defesa Civil de Rio Branco, Claudio Falcão.
O órgão alerta também que a possibilidade do rio alcançar novamente a cota histórica de seca ainda é uma realidade. O manancial registrou 1,25 metro, em outubro do ano passado, sendo o menor nível registrado, o que pode ser alcançado, caso a previsão das poucas chuvas, nestes últimos meses do ano, se concretize.