Após a exposição da informação de que a Fundação Hospitalar do Acre atrasou por 70 dias o pagamento dos serviços terceirizados da Clínica Renal de Rio Branco, comprometendo os pacientes que precisam de hemodiálise na Fundação Hospitalar do Acre, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou ao site A GAZETA que realizou o pagamento.
Em média, 150 pacientes poderiam ser prejudicados por conta do atraso do pagamento, que, sem a oferta na Fundação, serão repassados para realizar o tratamento no Hospital Particular. O médico Ricardo Sena, diretor técnico responsável pela clínica, informou na segunda-feira, 11, que notificou a Secretaria de Saúde, a Casa Civil e a Fundação Hospitalar extrajudicialmente, e que este não é o primeiro atraso, já que, anteriormente, o pagamento foi atrasado em 120 dias.
Ricardo informou que a folha de pagamento ultrapassa os R$ 150 milhões para manter técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de manutenção de equipamentos, psicólogos, motoristas, assistentes sociais e nutricionistas. A equipe atende cerca de 130 pessoas que fazem hemodiálise, e 30 que fazem a diálise peritoneal.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, a dívida foi paga nesta segunda-feira. A direção da Secretaria não quis se pronunciar sobre o atraso.