Em seu site O Tempo Aqui, o meteorologista Davi Friale afirmou que a onda de calor intensa que atingirá o Brasil, nos próximos dias, não atingirá o Acre. Segundo a publicação, o calor no Acre vai continuar, entretanto, sem novos recordes.
‘Os próximos dias e semanas serão com temperaturas máximas, durante a tarde, entre 35 e 38ºC, em todo o Acre, e mínimas, ao amanhecer, entre 21 e 24ºC, como tem sido nas últimas semanas’, anuncia Friale.
Neste ano de 2023, a maior temperatura registrada, até o momento, em Rio Branco, foi 37,3ºC, no dia 30 de agosto. No interior do Acre, as máximas foram 38,9ºC, em Assis Brasil, no dia 31 de agosto, e 38,8ºC, em Tarauacá, no dia 8 de setembro.
No Brasil, os recordes do ano, até agora, foram 41,8ºC, em Cuiabá, no dia 23 de agosto, e várias registros acima de 40ºC, no Rio Grande do Sul, nos meses de janeiro e fevereiro.
Friale relembra na publicação que a ocorrência de a ocorrência de temperaturas elevadas no Acre e em boa parte do Brasil e da América do Sul é comum nesta época do ano. E ressalta que não há motivos para preocupações alarmantes.
A forte onda de calor anunciada atingirá os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, sul de Rondônia, oeste de São Paulo, oeste de Minas Gerais e o Distrito Federal, além do centro, leste e sul da Bolívia. Nestas áreas, em alguns pontos, as temperaturas máximas poderão ficar acima de 42ºC, principalmente em Mato Grosso e no centro e sul da Bolívia.