Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ONG internacional reúne voluntários para retirada de lixo de terra indígena no Acre

ONG internacional reúne voluntários para retirada de lixo de terra indígena no Acre

Em Mâncio Lima, no interior no Acre, a ONG internacional Ocean Conservancy vai reunir voluntários para coletar lixos no território indígena Nukin. A organização atua na defesa de rios e oceanos em todo o planeta e vai promover a ação no Acre na quarta-feira, 20.

A ação conta com a participação de funcionários de uma multinacional que patrocina o evento, organizações governamentais e não governamentais parceiras, além de moradores das comunidades indígenas e ribeirinhas.

O movimento da retirada de lixo faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que ocorre simultaneamente em 150 países desde 1997. Neste ano, três estados brasileiros foram escolhidos: Rio de Janeiro, Amazonas e Acre.

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, a uruguaiana Katia Kalinowski.

O material coletado é catalogado para a confecção de fichas pela Ocean Conservancy, que vai analisar e enviar o conteúdo à Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os resíduos são descartados em locais adequados após a análise.

Sair da versão mobile