Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Presos envolvidos em rebelião no Antônio Amaro são transferidos para presídio federal

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp), concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 27, para dar esclarecimentos sobre a transferência de 14 reeducandos envolvidos na rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco, no dia 26 de julho deste ano.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo de Souza Gaia, ressaltou que os locais serão definidos pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que a remoção dos presos aconteceu por determinação judicial e corre em segredo de Justiça.

“Também não podemos divulgar o nome dos detentos. Essa é uma operação que foi trabalhada desde o fim da rebelião. Não foi possível anunciar antes por questão de segurança. Foi uma decisão do Judiciário, provocada pelas forças de Segurança. Entendemos que dessa foi a melhor forma pra combater novos conflitos no presídio”, frisou o gestor.

Gaia ressaltou sobre as ações preventivas para coibir tanto a violência nas unidades prisionais, quanto a guerra entre facções na Capital e também nos demais municípios.

“Estamos dando uma resposta a sociedade sobre o ocorrido no presídio. Esperamos concluir as investigações no menor tempo possível. Já estamos intensificando as operações para inibir a criminalidade fora e dentro dos presídios, isso em todo Estado”, concluiu.

 

 

Sair da versão mobile