A convite do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Cel José Américo Gaia, junto com 14 representantes de governo na área de Segurança Pública e Tecnologia de outros estados, dentre eles os Secretários dos estados do AP, MT, RO, SC e TO, participaram, no período de 18 a 22 de setembro, de uma missão internacional na Finlândia e Estônia, países europeus reconhecidos como os mais digitais do mundo.
A agenda foi fundamental para troca de experiências sobre tecnologias aplicadas à Segurança Pública e transformação digital, além do conhecimento dos modelos de soluções tecnológicas destes dois países líderes em aplicação da tecnologia na gestão pública.
Gaia integrou à comitiva com a missão de buscar experiência nesse fluxo global de modernização para segurança pública do Acre.
A missão, liderada por Patricia Sampaio, Coordenadora Geral do GT SSP ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e Consultora de Negócios da Prodeb (Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia) com atuação direta na pasta da Segurança Pública, proporcionou diversos encontros de networking, no quais os convidados puderam conhecer e trocar experiências com a polícia finlandesa e grandes empresas de tecnologia dos dois países.
“É uma satisfação representar a secretaria do meu estado em uma missão tão relevante como essa. Participamos da programação riquíssima de conteúdo proposto pela organização da comitiva e realizamos também agendas especiais com as embaixadas e a Polícia Finlandesa. Nestes países conhecemos diferentes realidades, trocando experiências, conhecendo novas tecnologias e modelos de transformação digital. Estes países oferecem serviços públicos de forma desburocratizada, ágil e com um atendimento excelente aos cidadãos. A experiência foi importante para não repetirmos erros e nem irmos na direção oposta ao mundo. Essas ações são direcionadas para uma administração mais digital, transparente e inclusiva, tanto na segurança pública quanto em outros setores do nosso estado “, apontou Gaia.
Gaia, junto com a comitiva brasileira, foi recebido pelo Embaixador do Brasil na Finlândia, Luís Balduino, e pelo Embaixador do Brasil na Estônia, José Antonio Gomes Piras, além de cumprirem agendas com grandes empresas reconhecidas mundialmente nestes países.
Sobre a Missão
Durante a participação das agendas na Finlândia e na Estônia, a comitiva teve a oportunidade de compartilhar experiências com estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas de segurança pública e tecnologia de organizações públicas e privadas de todo o mundo.
Agenda na Finlândia
A Finlândia é conhecida, entre outras coisas, por ser o país mais feliz do mundo (1º lugar no 2022 World Happiness Report), por ter um dos sistemas de educação mais inclusivos (2º lugar no 2020 Global Citizens for Human Rights) e por apresentar baixíssimo nível de corrupção (1º lugar no Corruption Perceptions Index 2021). Não se dando por acaso, essa correlação direta entre felicidade, educação e confiança reflete-se no alto grau de digitalização da sociedade, de desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de excelência no ambiente de negócios.
Agenda na Estônia
A agenda também foi cumprida em Tallinn, capital política e econômica da Estônia, que é reconhecida como uma das ‘Cidades Europeias do Futuro’ e um centro de inovação. Os membros da comitiva visitaram Tallinn para compreender como a cidade se tornou uma referência em inovação e transformação digital, além de assistirem à apresentação do Projeto INRC, que vai trazer agilidade no processo de investigação em todo o Brasil, objetivando redução da criminalidade no nosso país.