A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, desembarcou em Cruzeiro do Sul/AC, às 5h deste sábado, 2, para participar do Festival Mariri Yawanawa, na Aldeia Mutum, na Terra Indígena do Rio Gregório, em Tarauacá/AC, para onde seguiu de helicóptero.
O Festival Mariri Yawanawa teve início nesta sexta-feira, 1, e se estenderá até o dia 7, mas a ministra cumprirá agenda na terra indígena somente hoje e amanhã, acompanhada da secretária de Estado dos Povos Indígenas, Francisca Arara e do secretário de Estado de Turismo, Marcelo Messias.
Antes de seguir para a aldeia, a ministra foi recepcionada pelos secretários, além do gabinete da governadora em exercício Mailza Assis, oportunidade em que trataram sobre diversos temas, como produção, agricultura, educação e turismo em terras indígenas. O secretário de Agricultura, Luís Tchê também esteve na recepção à ministra.
“A ministra veio ao Acre para uma agenda muito pontual, de valorização das culturas na Terra Indígena Yawanawa, do Rio Gregório, mas deixou o caminho aberto para uma reunião aqui no Acre ou lá em Brasília, para tratar dessa pactuação do governo federal com o governo do Acre”, destacou a secretária.
Sobre o festival
O Mariri Yawanawa é uma grande celebração que reúne os representantes de cada aldeia do Povo Yawanawa da Aldeia Mutum. O festival, que já é realizado há 8 anos, promove uma semana de canto, dança, cerimônia, jogos, brincadeiras, cura, arte, expressão artística, manifestação cultural e espiritual Yawanawa.
Agência Notícias do Acre