O Progressistas decidirá, na manhã deste sábado, 23, quem será seu pré-candidato à prefeitura de Rio Branco nas eleições do ano que vem. Dois nomes estão em jogo. O do atual prefeito Tião Bocalom e o do secretário de Governo (Segov) Alysson Bestene.
Pelos ritos da política, Bocalom seria o candidato natural à reeleição. No entanto, encontra grande resistência dentro do partido. A presidente municipal da sigla, deputada federal Socorro Neri, chegou a dizer que não há candidatura natural na legenda e que a indicação do nome caberá ao que a agremiação decidir na votação de amanhã.
Leia também: Socorro Neri diz que grande parte do PP se identifica com pré-candidatura de Alysson Bestene
Já Bestene tem o apoio explícito do governador Gladson Cameli, bem como da vice-governadora Mailza Assis, além de Socorro Neri e outros caciques pepistas, sendo, portanto, o grande favorito na disputa interna.
A escolha se dará por meio de votação. Vinte e quatro membros do partido estão aptos a votar, entre eles Socorro Neri, caso haja empate, um cenário pouco provável.
Bocalom tem minimizado o pouco apoio que vem recebendo entre os filiados com poder de voto, dando a entender que o resultado do processo não terá impacto na sua candidatura à reeleição pela sigla.
“A escolha do nome que disputará a prefeitura pelo PP só acontecerá no próximo ano, nos 45 minutos do segundo tempo”, disse ao jornalista Crica.