A presidente do Progressistas em Rio Branco, deputada federal Socorro Neri, afirmou, em declarações à imprensa, que o nome em construção para a disputa eleitoral de 2024 na capital acreana é o de Alysson Bestene, e não o do prefeito Tião Bocalom, que, em tese, seria o candidato natural do partido à reeleição.
Segundo a parlamentar, é com Bestene que “grande parte” dos dirigentes, lideranças e militantes do PP se identificam e que o partido decidirá, no momento oportuno, pelo nome que melhor lhe represente.
Ela deixou claro, ainda, que não há candidatura natural dentro do PP e que a indicação do nome que irá representar a sigla nas urnas no ano que vem caberá ao comando do partido. “Reuniremos a executiva municipal para a definição”.
Neri foi a principal adversária de Bocalom nas eleições municipais de 2020, quando ainda estava no PSB. Ela foi derrotada nas urnas, mesmo com o apoio de Gladson Cameli, que é do mesmo partido que Bocalom. Meses depois, se filiou ao Progressistas, por onde conquistou, no ano passado, uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em 2022, na eleição para governador, Bocalom devolveu na mesma moeda a falta de apoio do governador e fez campanha para Sérgio Petecão (PSD). Reeleito para o comando do Executivo estadual por mais quatro anos, Gladson, por sua vez, repete o feito, deixando claro que seu pré-candidato a prefeito de Rio Branco é Alysson Bestene.
Procurada, a assessoria de Bocalom afirmou que não é a Socorro Neri quem decide candidatura no PP, mas sim uma convenção da qual o grupo do atual prefeito teria “direito constitucional” de participar.