Cada estado da Amazônia Legal irá selecionar até 20 propostas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançaram o edital de seleção de projetos para o programa Inova Amazônia 2023 – Modulo Tração. O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento territorial e fortalecer o bioma amazônico ao colocar o Brasil em destaque no setor sustentável.
Dando continuidade ao projeto de desenvolvimento de ideias sustentáveis, o foco agora são os negócios já atuantes e inovadores em bioeconomia, que tenham implementado em sua empresa atuações diretas ou indiretas na preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
Serão selecionadas até 20 propostas por Estado-Base, que engloba os pertencentes à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis). Os projetos selecionados receberão orientação especializadas de estratégias de aceleração, capacitação e mentorias, além de bolsas de até R$ 6.500 (seis mil e quinhentos reais) por mês, ao longo dos seis meses de duração da iniciativa. As inscrições seguem até o dia 07 de novembro de 2023.
O apoio será dirigido a empresas que, focados na preservação e utilização sustentável, direcionem suas soluções às seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos, Biotecnologia e Embalagens; Casa e Construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquímico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Indústria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; e Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia.
Maiores informações e detalhamento do processo de inscrição e seleção podem ser encontrados no site www.sebrae.com.br/inovaamazonia.