O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural, realiza, nesta sexta-feira, 22, às 19h, na Filmoteca Acreana, uma oficina para apresentar detalhes do Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e do Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura. O encontro é aberto a todos os interessados.
Somados, os concursos representam um investimento de R$ 61,5 milhões para todo o Brasil. As inscrições seguem até 2 de outubro.
O Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti tem o objetivo de valorizar os agentes culturais que promovem a preservação e difusão da diversidade cultural brasileira, além do fortalecimento das expressões das culturas populares e tradicionais protagonizadas por mestres e mestras.
O concurso prevê quatro tipos de prêmios: “Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo”, “Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina”, “Diversidade Cultural” e “Pontos de Cultura Viva”. Todos os estados serão contemplados com repasses.
Já o Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura visa promover a atuação de Pontões de Cultura junto às redes estaduais, distrital, temáticas, setoriais e identitárias de interesse comum. Há uma vaga específica para o Acre, no valor de R$ 450 mil.
“Pontões de Cultura são entidades culturais que desenvolvem atividades culturais e educativas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual, regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à formação, capacitação, diagnóstico e mapeamento”, explica o edital.