Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisadores listam as 5 melhores proteínas para comer à noite

Escolher o que comer antes de dormir é essencial para garantir uma boa noite de sono. Alimentos pesados, cheios de carboidratos, por exemplo, são de digestão difícil, e o organismo precisará de mais energia para quebrar as moléculas — assim, fica difícil dormir bem. Porém, uma boa opção são alimentos proteicos.

Eles exigem pouco do organismo para serem digeridos e ainda auxiliam na construção de massa magra. Pessoas muito ativas devem ingerir diariamente 1,2 g a 2 g de proteína por quilograma de peso corporal, enquanto indivíduos que não gastam tanta energia por dia devem comer 0,8 g por quilo de peso corporal.

Pesquisadores da Mayo Clinic, um importante centro de pesquisa nos Estados Unidos, listaram os cinco melhores alimentos proteicos para comer à noite e não atrapalhar o seu descanso. Confira:

1. Peito de peru

Embora o peito de peru seja normalmente associado à versão embutida, o ideal é consumir a carne da ave, como um corte de peito de frango, por exemplo. O educador físico Leandro Twin, da Growth Supplements, afirma que “a carne de peru é uma boa fonte de proteína magra desde que seja consumida na forma original”. Em 100 g do alimento, é possível obter 24 g do macronutriente.

2. Leguminosas

Existe o mito de que veganos e vegetarianos possuem poucas opções de fontes de proteína, mas, na verdade, existem algumas leguminosas consideradas proteicas, como lentilha, ervilha e soja. O grão de bico, por exemplo, possui 19 g do macronutriente a cada 100 g.

 3. Ovos

O ovo é uma fonte de proteína clássica e acessível. O alimento não atrapalha a noite de sono e ainda é rico em ferro, cálcio e magnésio. Em 100 g, é possível obter 13 g de proteína.

4. Queijo cottage

O cottage é um dos queijos mais magros, com menor teor de gordura, o que faz dele uma fonte de proteínas pouco calórica. Uma porção de 100 g possui aproximadamente 100 calorias — apenas 4 g são gordura.

5. Filé de Merluza

Peixes também são boas fontes de proteína e uma opção interessante de pescado leve para comer à noite é o filé de merluza. O alimento proporciona 22 g de proteínas em 100 g.

João Vítor Reis – Metrópoles

Sair da versão mobile