Manchas amareladas ou escuras são mais que comuns em camisas e camisetas, não importa a cor do tecido.
A culpa é dos resíduos de desodorante acumulados na região das axilas, modificando a coloração daquela parte.
“As manchas amareladas e duras são, em geral, consequência do uso em excesso do desodorante, que acaba aderindo à fibra”, explica Rui Torres, proprietário da Lavert Lavanderia.
Mas dá para resolver, ainda que de forma parcial.
O Guia de Compras testou métodos caseiros – alguns deles encontrados na internet – para remover ou, ao menos, tentar diminuir a quantidade das manchas.
O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais indicados pelas lavanderias como um “aliado” da lavagem de roupas e foi o produto utilizado em todas as receitas. Seu uso é recomendado para eliminar resíduos das peças e clarear manchas.
O processo ainda incluiu um tempo de ação da mistura e uma lavagem na máquina – sem misturar com outros produtos, como tira-manchas ou vinagre, por exemplo.
Os testes tiveram resultados variados, que dependem muito do tecido e do tipo de mancha. A avaliação foi feita usando cinco camisetas coloridas de algodão (branca, vermelha, cinza, cinza claro e azul escuro) e camisas (branca e preta).
Após a aplicação dos produtos, as roupas ficaram de 20 a 30 minutos com a mistura agindo antes de irem para uma lavagem convencional na máquina – sem o ciclo de secar. No teste com o detergente, o tempo de ação no tecido foi de 3 horas antes da lavagem.
Veja os resultados a seguir, divididos pela receita: