Militares israelenses disseram neste sábado, 14, que suas forças se preparam para implementar uma ampla gama de planos ofensivos operacionais à medida que crescem as expectativas de uma invasão iminente à Faixa de Gaza — uma semana depois que homens armados do Hamas lançaram um ataque devastador contra Israel.
Segundo comunicado da corporação, militares israelenses afirmaram que suas forças foram desdobradas em todo o país.
O objetivo é aumentar a prontidão operacional para as próximas fases da guerra “com ênfase em operações terrestres significativas”.
Fim do prazo
A região da Faixa de Gaza foi bombardeada na manhã deste sábado após o fim do prazo dado por Israel para que civis do norte fossem para o sul do território.
Inicialmente, as Forças de Defesa de Israel haviam dado até as 18h [horário de Brasília] de sexta-feira (13) para que moradores de Gaza deixassem a região norte “para garantir sua segurança”. O Exército israelense estendeu o prazo para as 10h [horário de Brasília] de hoje.
A declaração enfatizou a importância dos residentes “cumprirem as instruções para sua própria segurança e a de seus entes queridos”, e também observou que os líderes do Hamas já tomaram medidas para se proteger de ataques na área.
As FDI moveram tropas e equipamentos militares às fronteiras com Gaza. Na sexta, o soldado israelense Dan Rushansky disse, em entrevista à CNN, que o Exército se prepara para uma incursão terrestre.
“Eu não sei qual o futuro desta guerra, mas o Exército aqui está preparando entrada no Líbano, na Faixa de Gaza e, se precisar, em qualquer outro lugar”, disse.
CNN Brasil