Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 5, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e da Secretaria de Finanças, revelou um esquema detalhado de rotas alternativas e mudanças no trânsito, em antecipação ao início das obras do elevado da Dias Martins, previstas para começar em até 20 dias.
Segundo Benicio Dias, superintendente da RBTrans, as rotas alternativas incluem trechos como a Rua Valdomiro Lopes, da Vila Ivonete até a rotatória da Unimeta, a estrada Alberto Torres, estrada do Calafate, estrada da Floresta, Conjunto Esperança, Alameda Portugal, entre outras do Conjunto Jardim Europa. Destacou-se que um teste de comportamento de fluxo de veículos será realizado antes do início das obras para ajustes necessários.
Paralelamente, 12 ruas receberão melhorias asfálticas e de infraestrutura, visando otimizar o fluxo de veículos nessas rotas alternativas, conforme informou Cid Ferreira, Secretário de Infraestrutura. “As obras iniciam em no máximo 20 dias, e a prefeitura já está realizando ações de melhorias asfálticas e de infraestrutura com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito”, disse o gestor.
Wilson Leite, Secretário Municipal de Finanças, detalhou que, atendendo a uma solicitação do prefeito Tião Bocalom, será instalado um sistema de videomonitoramento nos canteiros de obras e nas vias ao redor, permitindo que a população e a imprensa acompanhem em tempo real o progresso e possam escolher as melhores rotas.
“Esse sistema visa fornecer informações em tempo real, permitindo que as pessoas planejem suas rotas de forma eficiente. Estaremos disponibilizando um link no site da prefeitura para fácil acesso a essas informações. A medida pretende facilitar a vida dos cidadãos durante o período de intervenção no trânsito”, concluiu Leite.