Em Cruzeiro do Sul, representantes do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) se reuniram com presidentes de associações de bairros para discutir sobre a conscientização do uso racional da água no município.
Observando a atual estiagem, o órgão realizou a ação pensando em discutir o uso da ága consciente por parte da população: “Promovemos esse encontro com os representantes de bairro para chamar a atenção da população juruaense para o uso consciente da água, evitando o desperdício”, contou Braz Pedroza, gestor do Saneacre em Cruzeiro do Sul.
Segundo a Defesa Civil do Município, dias poucos chuvosos que acontecem nessa época do ano diminuem a água reservatórios e rios, causando dificuldades para a agricultura de várias famílias no Juruá. A baixa umidade do solo é uma das maiores causas de atraso de plantio no Acre e a falta de chuvas regulares durante o desenvolvimento das plantas afeta a qualidade final da maioria dos produtos agrícolas.
Segundo informações divulgadas pelo governo do Acre, ações estratégicas para conter o problema já foi definido, como a necessidade de caminhão pipa para abastecer as comunidades mais distantes.