Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

4ª Semana Acadêmica de Psicologia aborda o Serviço Escola de Psicologia no segundo dia de evento

A 4ª Semana Acadêmica de Psicologia, que se iniciou na segunda-feira, 23, continua com sua programação, desta vez trazendo como destaque o funcionamento Serviço Escola de Psicologia (SERPSI), destrinchando a importância dos serviços prestados, assim como a relevância como importante local de estágio para os alunos. 

O evento é realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC), com ações divididas entre o Anfiteatro Garibaldi Brasil e o bloco de psicologia, próximo ao estacionamento G. 

O SERPSI foi criado na UFAC no ano de 2017, como um espaço para atender a sociedade, ao mesmo tempo que se torna um ambiente de aprendizado para os alunos da universidade. Através dele, quaisquer pessoas que necessitem de atendimento psicológico podem buscar ajuda de maneira gratuita 

Entre os serviços prestados atualmente, estão plantão psicológico, atendimento de psicoterapia breve, atendimento de grupo e atendimento infantil, além de atendimentos individuais. Atualmente os plantões ocorrem às segundas e terças durante todo o dia, e às quartas-feiras pela manhã.

Programação do segundo dia da Semana Acadêmica de Psicologia

O estudante Matheus Carrilho, do 10º período, é estagiário do SERPSI, e comenta um pouco sobre a importância de se ter um serviço como este, que funciona como um laboratório prático para os alunos. “Como acadêmico em formação, o Serviço Escola de Psicologia é um espaço importante,um espaço que permite que nossas práticas ocorram, sob orientações tanto da supervisora técnica quanto de nossas orientadoras de estágio.”, explica o jovem

Já para a sociedade, Carrilho afirma que essa é mais uma das maneiras da UFAC devolver o que é investido nela, na forma de serviços de qualidade. “O serviço é uma das várias formas que a UFAC consegue disponibilizar os conhecimentos que são formados e desenvolvidos constantemente dentro do espaço acadêmico, que é algo público, feito para a sociedade e que é sempre importante esse retorno durante a nossa formação, não nos limitando apenas a profissionalização, mas também uma entrega social.” finaliza o acadêmico.

Pela parte da tarde as ações continuam, com diversos mini cursos sendo ministrados com participação de professores e alunos à frente, apresentando os trabalhos e discussões. No dia 24, os temas serão os seguintes: Clínica Ampliada e Compartilhada, Impacto do Racismo Para a Saúde, Relação Entre Foucault e Lacan e Abortamento e Sistema Único de Saúde: Princípios Cuidado e Atuação.

Sair da versão mobile