A primeira edição do prêmio “Mulheres que Fazem” será realizada nesta quinta-feira, 26, a partir das 17h, para convidados, no restaurante Paris Garden, e tem como destaque o lançamento dos livros “Ponto de Ruptura” e “Quais de Mim Você Procura”, ambos escritos com a coautoria da acreana Susie Lamas, e já lançados, no último mês de agosto, em São Paulo.
O prêmio foi criado pela própria autora, que é empresária, palestrante e funcionária de carreira da Educação estadual, com a intenção de homenagear mulheres do Estado com histórias pessoais e profissionais de destaque e impacto no meios em que vivem.
O primeiro dos livros, “Ponto de Ruptura – Atitudes que Levam ao Topo”, escrito com 10 autores de outras regiões do país, aborda exemplos de atitudes que ajudam o leitor a prosperar, chamando para o desafio de se tornar uma pessoa melhor, mais produtiva e protagonista da sua própria vida. Fala ainda sobre como usar melhor a inteligência para construção de um novo pensamento sobre liderar a si mesmo.
Já a segunda co-produção, “Quais de Mim Você Procura?”, escrita com 49 mulheres, sendo Susie a única acreana, tem um apelo social, vindo de um projeto que apoia mulheres vítimas de violência. “O intuito é estimular a leitura entre essas mulheres, que podem ter, ali, através da leitura de momentos importantes na vida de outras mulheres, uma virada de chave, que mude a vida das pessoas, e que elas consigam seguir em frente”, explica.
A obra, que está em sua 11ª edição, alcançou, em 2022, o topo do RankBrasil, empresa independente de registro de recordes brasileiros, como maior liga de escritoras em prol de mulheres vulneráveis com distribuição de livros gratuitos. Ela está sendo lançada em diversos locais do Brasil e do mundo, nos últimos meses, sendo o primeiro evento na Câmara de Vereadores de São Paulo, no dia 28 de agosto, no qual as autoras foram homenageadas.
Em outubro, parte das autoras do livro fizeram uma tour por Londres, Barcelona e Paris, realizando o lançamento. As estreias regionais têm sido feitas, individualmente, por cada uma das autoras, como está sendo feito nesta quinta-feira, no Acre.
Susie conta sobre a motivação para escrever os livros. “Durante a pandemia, acho que todo mundo começou a se questionar sobre muita coisa, e eu pensei se eu tinha deixado algum sonho pra trás, e encontrei esse sonho de ser escritora”, revela a escritora.
“Esses ainda não são meus livros solo, eu ainda quero fazer muito, e vai dar certo. Mas, atualmente, estou participando de outra edição do livro “Quais de Mim Você Procura”, que fala, em específico, sobre mulheres da Amazônia”, comentou sobre os seus projetos futuros.
SOBRE A AUTORA
Susie Elizabeth Lamas, 52 anos, é rio-branquense, empresária, palestrante, servidora pública de carreira na Educação e, atualmente, é coordenadora-geral no Centro em Serviços Campos Pereira, unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em Rio Branco. Recentemente, tornou-se também escritora.
A profissional tem mais de 35 anos de carreira, atuando nas esferas governamental e não governamental. No campo da Educação, acumula 24 anos de trabalhos realizados em diversas áreas do segmento, e tem sido uma profissional importante para o quadro educacional do governo do Acre durante esse tempo.