Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreana vence campeonato nacional de poesia falada ‘Slam das Minas BR’ no Rio de Janeiro

Acreana vence campeonato nacional de poesia falada 'Slam das Minas BR' no Rio de Janeiro

A mulherada acreana está com tudo. Na noite desta quinta-feira, 19, a jovem artista Medusa AK se consagrou como a grande campeã do Campeonato Nacional de Poesia Falada Slam das Minas BR, realizado na Flup RJ 2023 – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro (RJ).

O Flup RJ é um evento internacional que se destaca por ser promovido em locais historicamente marginalizados pela programação literária, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Nesta edição, o Slam Acre é representado por dois talentosos poetas: Zé Henrique e Medusa AK.

Acreana vence campeonato nacional de poesia falada 'Slam das Minas BR' no Rio de Janeiro
Ela é poeta marginal, slammer, escritora, estudante de Pedagogia na Ufac, campeã estadual em 2022 e finalista do Slam Acre de 2023 (Foto: Reprodução Instagram)

Medusa AK iniciou sua jornada poética aos 15 anos por meio do Slam das Minas Acre, um campeonato de poesia falada dedicado a mulheres e à comunidade LGBTQIA+. Sua poesia é uma forma de expressão que a faz sentir-se viva e que deseja compartilhar com os outros. “Quando vi o Slam pela primeira vez, decidi que seria aquela a forma que eu iria me expressar para o mundo. A poesia se tornou o meu escape, minha casa e meu ponto de partida de todo e qualquer lugar. Me sinto viva e, através da minha arte, quero que outras pessoas se mantenham assim, vive”, declara.

No dia 19 de outubro, o Morro da Providência será palco do Slam Flup das Minas BR, um evento que promove a poesia falada e destaca a diversidade de vozes femininas e LGBTQIA+ na cena do slam. Este slam, originado em 2017 no contexto do feminismo, é uma iniciativa que mistura arte, corpo, voz, performance e literatura, proporcionando um espaço para que as mulheres (cis e trans) mostrem sua potência artística.

Com informações da É pop

Sair da versão mobile