O município de Brasiléia aderiu ao Programa Municipal de Lavagem de Mãos e Higiene para crianças e adolescentes em pré-escolas e séries iniciais do ensino fundamental. O decreto foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, 26.
De acordo o que consta no documento, a implementação do programa ocorrerá em escolas municipais que se encontrarem em locais considerados de vulnerabilidade, tendo em foco a promoção de saúde e bem-estar para as crianças e adolescentes focos da ação.
A intenção é que ao menos 10% das escolas municipais sejam contempladas com o programa a cada ano, e que isso vá sendo escalonado com o passar do tempo.
A partir da data de publicação, um prazo de três meses começa a correr, para a elaboração de um planejamento estratégico para a implantação do programa, com ações que promovem e desenvolvem boas práticas de higiene e limpeza no ambiente escolar, com informes sobre a maneira correta de se realizar os processos espalhados em locais estratégicos pelas escolas. Em Rio Branco o programa teve início em julho.
As ações são parte do Selo Unicef Município Aprovado, que busca manter os estudantes dentro das escolas, enquanto promove educação e evita o avanço de diversas doenças relacionadas à higiene no âmbito escolar.
Com esta ação, o município se compromete a capacitar profissionais da educação, saúde, proteção social e saneamento básico, para a instalação do programa de lavagem de mãos e acesso à água e saneamento nas escolas.