Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cobertura do Sol pela Lua durante eclipse será de mais de 70% no Acre

O eclipse solar visível em quase todo o Brasil neste sábado, 14, terá 70,22% de cobertura do Sol pela Lua no Acre, um dos estados mais privilegiados para a observação do evento astronômico. Por aqui, o fenômeno começa às 13h45, no horário local, com o pico às 14h50. Com esse percentual de cobertura, a tarde ficará parcialmente escura por alguns minutos.

O evento é pouco comum nos céus e acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e a nossa maior estrela. Apenas Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de ver o eclipse total e, por consequência, o “anel de fogo” gerado pelo fenômeno em volta da Lua.

Médicos e astrônomos alertam para os riscos que eclipses solares trazem à visão, se observados a olho nu. Lesões na retina e até mesmo cegueira podem acontecer. Por isso, é importante atentar para o uso de equipamentos especiais para proteger os olhos.

Um dos mais acessíveis é o vidro de máscara de soldador número 14 ou superior, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Filtros de poliéster aluminizado ou de polímero preto também são opções válidas. Além disso, existem óculos especiais feitos para observar esse tipo de evento. Eles podem ser adquiridos em sites de vendas.

Mesmo com esses materiais, não é recomendado visualizar diretamente o evento por muito tempo, para não desgastar os olhos.

Leia também: Dia vai virar noite no Acre em outubro, durante eclipse solar; entenda fenômeno

Vale ressaltar que óculos escuros normais, usados no dia a dia, não protegem totalmente a visão dos raios solares, assim como chapas de raio x. Por isso, não devem ser utilizados. Recomenda-se ainda evitar olhar para o Sol por meio de câmeras e binóculos.

Astrônomos afirmam que a melhor opção é ver o evento pela internet e apenas apreciar seus efeitos de escuridão, sem olhar para o Sol. Diversos canais no YouTube transmitirão ao vivo o fenômeno.

Sair da versão mobile