O “Sesc e Fetac em Cena”, evento organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com a Federação de Teatro do Acre (Fetac), continuou com a programação apresentando a peça “Personas”, a primeira apresentação teatral solo de Sandra Buh, do grupo O Barulho do Acre, no Teatro de Arena do Sesc, em Rio Branco.
O espetáculo apresenta histórias reais que atravessaram a trajetória da atriz. Histórias essas muito comuns a muitas mulheres, possibilitando assim o fortalecimento dos diálogos e o enfrentamento às múltiplas violências que perpassam no cotidiano. Provocadora, corajosa e necessária, a peça se mostra imprescindível, principalmente, para o estado do Acre.
Sandra Buh afirma que não busca justiça através de sua peça, mas abrir o caminho para o diálogo: “Se começarmos a falar, começamos a denunciar as violências que a gente sofre diariamente; todo mundo sofre violência, só que as pessoas silenciam. Então [a peça] é uma forma de dialogar, de dizer para as pessoas ‘vamos falar!’, ‘vamos nos posicionar!”, afirma a atriz.
O calor do público não fugiu a atenção da atriz, que se disse emocionada com a receptividade: “Nossa, [foi um] público muito bom, maravilhoso, alunos sedentos por arte! Essa galera jovem não tem ainda o hábito de teatro e eu acho o projeto “Sesc e Fetac em Cena” fantástico, pois viabiliza para que pessoas conheçam o espaço, conheçam o SESC, conheçam o teatro!”, celebra orgulhosa por ter visto o Teatro de Arena lotado.
Em meio ao público estava a servidora pública Fernanda Damasceno, que encantada com a peça, refletiu sobre o quão incrível, importante e diverso é a cultura acreana: “É incrível o que os artistas da nossa terra fazem, cultura, conhecimento, lazer, arte, entretenimento. Um conjunto de ações, pensamentos e vivências que só arte consegue nos proporcionar. Eu amei cada parte dessa peça”.
E a programação continua!
A programação do Sesc e Fetac em Cena iniciou na segunda-feira, 16, com a apresentação de “As Confiadas”, da artista Marília Bomfim, no Teatro de Arena do Sesc. Na terça-feira, 17, o grupo Estrela Altaneira também apresentou “Causos Acreanos: Chiquinha do Pandeiro e seus Compadres”, na Escola Professor Sebastião Pedrosa. Ao todo, 14 espetáculos acontecem em escolas e no Teatro de Arena do Sesc, em Rio Branco, até o próximo sábado, 21.
Confira a programação para esta quarta-feira:
Dia 18 de outubro
Coletivo Teatro Candeeiro, apresenta:
Afluentes Acreanas
10h no Colégio Acreano
Grupo Nois da Casa, apresenta:
Fale Agora ou Cale-se para Sempre
15h na Escola Integral Humberto Soares da Costa
Coletivo Taboqueiro, apresenta:
Vozes do Seringal
19h30 no Teatro de Arena do Sesc