O Acre celebra uma conquista significativa: nenhum caso de feminicídio foi registrado em setembro de 2023. De acordo com dados do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, o resultado positivo é atribuído às políticas públicas de combate à violência contra a mulher, fortalecidas desde a reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher).
Nos oito meses anteriores, o Estado contabilizou sete casos de feminicídios, sendo abril e julho os meses mais críticos. O resultado de setembro, segundo a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destaca a eficácia das ações implementadas. Ela ressalta o papel crucial da reativação da Semulher e reitera o compromisso em fortalecer o enfrentamento à violência de gênero.
O delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, avalia que o êxito se deve à atuação conjunta da polícia e da Semulher. Destaca ainda a operação 24 horas da Delegacia de Atendimento à Mulher Vítima (Deam) como fator dissuasório para potenciais agressores.
De acordo com Maciel, o governo está intensificando as ações de proteção das mulheres vítimas de violência.
“Projetos como o “Bem Me Quer” buscam humanizar o atendimento e ampliar a proteção em quatro municípios. Além disso, a retomada do Ônibus Lilás, unidade móvel de acolhimento, amplia o alcance das políticas públicas em regiões remotas do Acre”, concluiu o gestor.