Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Entre 2019 e 2022 ocorreram cinco acidentes aéreos no Acre

Neste fim de semana, um avião sofreu grave acidente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, Acre. Entretanto, este não foi o primeiro incidente do tipo entre os anos de 2019 e 2022, cinco situações do tipo aconteceram no estado acreano. Sendo dois em Feijó, dois na capital Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul, entretanto, nenhuma delas apresentou vítimas fatais, como a do último domingo, 29.

Em julho de 2019, um táxi aéreo decolou saindo de Marechal Thaumaturgo, com destino a Cruzeiro do Sul, com o piloto e mais cinco passageiros a bordo da aeronave. Um dos trens de pouso do avião quebrou, fazendo com que a hélice encostasse no chão, forçando sua parada, depois de percorrer cerca de 100 metros. Todos saíram ilesos da situação.

Mais tarde no mesmo ano, em 23 de dezembro de 2019, dessa vez em Feijó, uma aeronave particular, que havia decolado no Aeródromo João Fonseca, em Envira (AM), tendo como destino Feijó. De acordo com o piloto, houve uma falha no motor durante o voo, se fazendo uma aterrissagem de emergência no rio Envira. Tanto o piloto quanto os três passageiros não se feriram.

Já no início do ano seguinte, em 16 de janeiro, um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre, saindo de Rio Branco, para realizar uma operação policial precisou fazer um pouso na BR-314, durante algumas checagens um caminhão colidiu contra as hélices do veículo, causando alguns danos. Dois dos cinco tripulantes e o motorista do caminhão tiveram leves lesões.

Em outubro de 2020, em Feijó, outra aeronave decolar rumo ao Jordão, em um voo particular, com piloto e apenas um passageiro, ainda ao tentar subir voo, houve uma colisão com um gado, após isso ainda houve outra batida, desta vez a cauda do avião se chocou com uma árvore. Os danos foram apenas materiais.

Já o último deles ocorreu em 14 de abril de 2022, quando a porta de uma aeronave abriu, durante viagem entre Santa Rosa do Purus e Rio Branco. Os passageiros precisaram mantê-la fechada até que o pouso fosse realizado. Ninguém se feriu.

Com ifnormações do ac24horas

Sair da versão mobile