Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes de Cruzeiro do Sul são premiados na fase regional da Olímpiada Brasileira de Matemática

Alunos da rede estadual de Cruzeiro do Sul conquistaram dez medalhas de bronze e 27 menções honrosas. Foto: Onofre Brito/Secom

A Representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul realizou nesta terça-feira, 3, a premiação dos alunos que foram destaque na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade foi realizada no auditório da Centro de Educação Permanente (Cedup).

A Obmep é um projeto nacional, realizado com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A fase regional é feita em parceria com as secretarias estaduais de educação, responsáveis pela logística de aplicação das provas e premiações. O objetivo da olimpíada é estimular o estudo da matemática e identificar talentos.

Alunos premiados na Obmep, acompanhados por seus professores. Foto: Onofre Brito/Secom

Nesta edição, alunos da rede estadual de Cruzeiro do Sul conquistaram dez medalhas de bronze e receberam 27 menções honrosas. A Escola Hugo Carneiro teve destaque, com dois medalhistas de bronze, Vinícius Gabriel Vieira, do 9° ano, e Kalel da Silva, do 2° ano do ensino médio.

“Estou muito feliz em receber essa medalha de bronze. A competição é um estímulo para me dedicar ainda mais aos estudos, e pretendo avançar para conseguir medalha de ouro nas próximas edições”, disse Vinícius.

Já Kalel, que conquistou medalhas de bronze, prata e ouro em outras edições da Obmep, falou sobre essa premiação: “Participar da Obmep permitiu aprofundar e ampliar meus conhecimentos matemáticos e tem sido muito importante pra minha vida acadêmica”.

Sandro Ricardo da Silva, coordenador da Obmep no Acre, relatou os incentivos oferecidos aos alunos: “Os medalhistas são incluídos no Programa de Iniciação Científica, que inclui encontros semanais para discussão de questões matemáticas e uma bolsa de incentivo”.

Sair da versão mobile