Uma fiscalização no Centro de Educação de Jovens e Adultos do Acre (Ceja), feita nesta sexta-feira, 27, pelo deputado estadual Emerson Jarude (Novo), expôs a situação à qual alunos e servidores da unidade de ensino são submetidos (vídeo ao final da matéria).
Banheiro entupido com fezes, que se espalham pelo chão; mau cheiro “insuportável”; geladeiras quase vazias; computadores empilhados; laboratório sem equipamentos; e lajotas quebradas retratam as condições do espaço, tido como referência para quem quer dar uma segunda chance aos estudos.
O parlamentar gravou sua visita ao espaço, localizado no Centro de Rio Branco, e afirmou que “professores e estudantes sofrem sem ter acesso o básico”. No vídeo, publicado em seu perfil no Instagram, Jarude afirma que flagrou alunos sendo liberados às 10h da manhã por falta de merenda.
Uma mulher chega a dizer, nas imagens, que já encontrou um tumor dentro da carne que seria servida aos estudantes.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), comandada por Aberson Carvalho, para entender o porquê o Ceja se encontra nessas condições, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Confira o vídeo: