Um recente Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Acre está entre os sete Estados brasileiros com tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 a longo prazo.
Com uma probabilidade de 75% de crescimento, nas últimas seis semanas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo se unem nessa preocupante estatística.
A análise da Fiocruz destaca que os resultados do Acre e de Sergipe são interpretados como uma oscilação natural, não indicando um aumento imediato nas internações.
Marcelo Gomes, coordenador do Boletim Infogripe, esclarece que, por enquanto, o fenômeno está restrito aos estados do Centro-Sul do país, enquanto Norte e Nordeste não apresentam sinais de crescimento nas internações ligadas à Covid-19.
Além da perspectiva a longo prazo, o Acre também surge com uma tendência de crescimento de casos nas últimas três semanas, contribuindo para a preocupação das autoridades de saúde. Em âmbito nacional, os dados revelam um sinal de crescimento na tendência de longo prazo, enquanto a estabilidade marca a curto prazo.
Com informações do g1ac