O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), apresenta o Plano de Ação para Empregabilidade LGBTQIA+, nesta sexta-feira, 6, às 9h, no auditório do Ministério Público Federal do Acre, em Rio Branco. O documento, que visa garantir a empregabilidade de homens e mulheres transgêneros, será entregue durante audiência pública realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado do Acre.
A audiência pública faz parte da 16ª Semana Acreana da Diversidade, promovida na capital acreana pela Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), membro da Aliança Nacional LGBTQI. O tema escolhido para este ano é Somos Iguais? e tem como objetivo a conscientização para o combate à discriminação, a orientação de pessoas LGBTIQ+ em situação de vulnerabilidade, com o intuito de incluí-las, e o fomento à sua permanência e ascensão no mercado de trabalho.
A promoção de emprego e renda é uma questão de justiça social e de respeito aos direitos humanos, que deve ser uma prioridade para o Estado e para toda a sociedade.
A programação vai até domingo, 8, encerrando-se com a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+, sigla que abrange pessoas lésbicas, gays, bi, trans, queer/questionando, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pan/poli, não-binárias e mais.
Programação completa da 16ª Semana Acreana da Diversidade
Terça-feira, 3
- 9h: apresentação do Plano Estadual de Promoção dos Direitos Humanos da população LGBTQIAP+, no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco
- 19h30: apresentação do stand up comedy da artista Suzy Brasil, no Cine Teatro Recreio, na Gameleira, em Rio Branco. Censura: 18 anos
Quarta, 4, e quinta-feira, 5
- 18h30 às 21h: oficina “Os primeiros contatos e a diversidade”, no Teatro de Arena – Sesc Centro, ministrada pelo professor de Artes Cênicas Billy Fontenelle. A inscrição é gratuita e a oficina não tem fins lucrativos. O intuito é abordar temas como: inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ no teatro; uma ideia (política) do teatro; análise e leitura de texto teatral; improvisação para o teatro e processo criativo; o corpo em cena e a arte para todes; arte x armário, uma liberdade.
Sexta-feira, 6
- 9h: audiência pública Empregabilidade LGBTQIA+. O evento será realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), no auditório do MPF, que fica na Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340, em Rio Branco. O objetivo é discutir a capacitação de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, bem como incluí-las no mercado de trabalho com a finalidade de ampliar a sua inclusão, permanência e ascensão no mercado de trabalho.
Sábado, 7
- A partir das 8h: evento “Vigilância em saúde e suas interseccionalidades: gênero, identidades, sexualidade e raça/cor”, com a assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Alícia Krüger; o coordenador da Atenção à População Negra do Ministério da Saúde, Marcos Moreira; e o médico responsável técnico pelo Ambulatório Especializado para Pessoas Transexuais e Travestis no Acre, Radson Araújo
- 22h: Festa da Diversidade, no Recanto Food & Beer
Domingo, 8
- 15h: 16ª Parada do Orgulho LGBT+, com concentração na praça Skate Parque, no Parque da Maternidade
- 19h: show de encerramento, com apresentação da cantora Sandra Melo e Banda na Concha Acústica