A IV Semana Acadêmica de Psicologia acontecerá na Universidade Federal do Acre (UFAC), dos dias 23 a 26 de outubro, como uma forma de comemorar os 10 anos de existência do curso na Universidade, além de recordar um pouco da trajetória até aqui.
Através de mesas redondas e palestras com convidados, tanto da própria instituição, quanto convidados que já passaram por ela, o intuito é observar tudo o que foi feito, os erros, acertos e quais serão os próximos passos a serem dados pelo curso como um todo, tanto professores, quanto alunos.
Além das mesas de discussões e palestras, minicursos acontecerão no evento, tendo como base as pesquisas, estudos e atividades práticas desenvolvidas dentro da própria universidade. Os temas abordados são considerados de grande impacto para a formação do psicólogo, sendo os seguintes: Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres e Saúde Mental, Interfaces entre Foucault e a Psicologia, Sofrimento Psíquico e Racismo e Clínica Ampliada e Saúde Mental.
Todas as mesas redondas e palestras serão realizadas pelo turno da manhã, no anfiteatro Garibaldi Brasil, das 8 às 12h, enquanto no período da tarde os minicursos serão ministrados, no bloco de psicologia, localizado próximo ao estacionamento G da UFAC, das 13 às 18h.
A professora do curso de psicologia, Madge Porto, será uma das participantes do evento como convidada, e falou um pouco sobre o impacto de eventos assim para a sociedade. “A Semana Acadêmica é uma maneira de devolver para a sociedade todo o investimento que ela realiza, com a formação desses profissionais, e apresentar pra ela o que nós estamos produzindo aqui dentro, através das pesquisas, trabalhos de extensão e nossas atividades práticas”, diz Madge.
Os alunos do curso estão engajados pelo evento e falaram um pouco sobre a importância de se ter eventos como esse dentro da universidade. Isabel Cristina é aluna do 8º período do curso, e falou do impacto que a Semana Acadêmica terá para ela.
“O evento pode agregar muito, com trocas de conhecimentos entre os alunos e com a comunidade externa. A psicologia ainda vem lutando por espaço no Acre e o nosso curso tem apenas dez anos. Refletir sobre a trajetória até aqui, os avanços e as dificuldades é importante para que a gente possa pensar a nossa formação e em como vamos levar todo esse processo para a vida profissional.”, conta ela.
Isabel ainda destaca que pensar a psicologia no contexto social em que se está inserido é muito importante. “Muitos de nós deverão voltar daqui a uns anos como professores universitários, para continuar construindo uma formação em psicologia que seja adequada para o nosso contexto: na Amazônia, no norte, em Rio Branco”, completa a acadêmica.
Eduarda Rodrigues é aluna do 10º período, e falou um pouco sobre os feitos do curso de psicologia, apesar de todos os percalços enfrentados até então. “ O curso vem conseguindo promover ciência, dentro das possibilidades, promover um ensino ético, comprometido com a ciência que é a psicologia, mesmo com tantas pedras no caminho, como a falta de professores e a sobrecarga de trabalho que os atuais docentes vem sofrendo, o sucateamento da educação, a falta de investimentos no nosso curso, entre outros problemas”, destaca ela.
Rodrigues ainda comenta sobre a importância dos minicursos para a formação dos acadêmicos, como um espaço de se aprofundar em tematicas que muitas vezes não tem tanto espaço na sala de aula. “ Os minicursos são uma possibilidade de ter contato com temáticas de uma maneira mais aprofundada que não é possível se discutir em algumas disciplinas. Eles estão aqui para gerar provocações mesmo, cutucar em problemáticas que precisam ser debatidas e pensar como que a psicologia pode participar e contribuir nesses debates. É sair da zona que querem impor a psicologia de uma suposta ‘neutralidade’, pelo contrário, a psicologia tem um compromisso sério com os Direitos Humanos e com o nosso Código De Ética, precisamos ser rígidos quanto a isso.”, enfatiza.
Por fim, a professora Madge faz um convite a população, para que compareça ao evento. “Eu deixo aqui o meu convite, para que todos venham aproveitar nossa semana, conhecer nossos espaços, conhecer a universidade, conhecer nosso trabalho, para que entenda e valorize ele. E não só a UFAC ou o curso de psicologia, mas todos os profissionais psicólogos”
As inscrições para o evento vão até domingo, 22, e podem ser realizadas, de maneira gratuita, através do link (clique aqui). As atividades pela parte da manhã seguirão abertas à comunidade mesmo que não tenham se inscrito. Os únicos que precisarão de inscrição para entrar são os mini cursos.