Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jornalista acreana supera câncer de mama e lança livro de memórias ‘A Força da Gratidão’

Acostumada a usar as palavras para informar e alertar a população, a jornalista Ana Paula Xavier, 35 anos, transformou em livro o mix de sentimentos que viveu desde a descoberta de um câncer na mama, ao tratamento, chegando, enfim, à cura doença.

Entitulada de “A Força da Gratidão: Celebrando a Vitória Contra o Câncer de Mama”, a obra autoral retrata o dia-a-dia de Ana Paula, diagnosticada com câncer de mama em fevereiro de 2022.

“Durante o meu diagnóstico, eu era muito cobrada pelas pessoas que sabiam do que eu estava passando em falar, em informar outras pessoas. E aí, em uma decisão muito pessoal, comecei a escrever o livro, como um diário. O livro relata coisas do dia-a-dia que passei: como foi que descobri a doença, o processo da cirurgia, quimioterapia, radioterapia. Conta uma história muito pessoal”, observa a escritora.

Ana Paula, que optou por se manter em silêncio durante o tratamento, registrou cada passo do processo, bem como as emoções vividas na fase que considera como a “mais difícil” de sua vida. Dona de uma fé inabalável, ela optou por enxergar a doença, não como um “castigo”, mas, como “obra de Deus”.

“Aconteceu comigo não por castigo, mas para que a obra de Deus fosse feita na minha vida e na da minha família. Deus me resgatou em meio a tantos, cuidou de mim e renovou minha fé diariamente”, disse em publicação nas redes sociais.

Sobre a obra

Devido o tratamento, Ana Paula teve que se afastar por dez meses do trabalho. Somente após a remissão da doença e quando retornou às atividades profissionais, a jornalista tornou pública a sua jornada contra o câncer de mama.

“Eu sempre fui uma pessoa otimista e o livro mostra isso. É um processo difícil, é um tratamento doloroso. O livro não romantiza o câncer. Ele fala como eu enfrentei e como eu enfrento qualquer obstáculo da minha vida, que é de maneira positiva”, disse.

Originalmente, a obra foi escrita de próprio punho, em um caderno que Ana usava como uma espécie de diário.

“A gente só sabe como entra no tratamento, a gente não sabe como vai sair. E eu resolvi passar de maneira positiva. Eu comemorava tudo, me arrumava para ir à quimioterapia, pois fazia parte do meu momento de cura. Cada fase, fui comemorando, por isso que o livro se chama A Força da Gratidão”, explica Ana Paula.

Para a escritora, é necessário se falar mais sobre o processo de cura.

“As pessoas associam o câncer a morte. E a gente dá sempre foco para notícias ruins, mas também precisamos falar da parte “boa”: a cura, as mudanças positivas que acontecem e como as pessoas lidam com a doença de forma positiva e, o principal, é curável, é uma doença que tem cura”, ressalta.

“A Força da Gratidão: Celebrando a Vitória Contra o Câncer de Mama” de Ana Paula Xavier será lançado no dia 31 de outubro, mês em que a jornalista celebra um ano livre da doença. A cerimônia de apresentação da obra será no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco, a partir das 19h.

Sair da versão mobile